terça-feira, 8 de agosto de 2017

2017 IGREJA DE SÃO JULIÃO -LAGE/VILA VERDE/BRAGA/PORTUGAL


Igreja de São Julião, Lage, Vila Verde, Portugal, 2017, óleo sobre tela, 15 x 20cm, propriedade de terceiros.

 

A Paróquia de Lage, no Concelho de Vila Verde, norte de Portugal, Distrito de Braga, celebra a festa do seu padroeiro, São Julião, no dia 07 de janeiro.

Nesta igreja nasceram ou se casaram muitos de meus antepassados por parte da família materna. Alguns deles vieram cedo para o Brasil, onde constituíram família, construíram vidas, filhos, netos e bisnetos, e perpetuaram lembranças. 

 

Destaco a rigorosa e rica pesquisa de Paulo Vianna e Jorge Oliveira, primos que trouxeram a público a genealogia de nossa extensa família (José António Dias: sete gerações de uma história luso-brasileira, Paulo Vianna Dias da Silva e Jorge M. Soares Oliveira, edição de Salvador, Bahia, Brasil: Hetera 2018 e edição de Graficamares: Lage, Vila Verde, Portugal, 2018).

   

 

Com muita satisfação, participei da edição portuguesa deste livro, com a ilustração de algumas de minhas pinturas e desenho:

 

Ilustração: José António Dias, foto de quadro pintado em óleo sobre tela.



Ilustração: Igreja de São Julião, foto de quadro pintado em óleo sobre tela.

 

 

Ilustração: Desenho árvore genealógica, Arte s/papel com linha, inspirada nos Lenços de Namorados de Vila Verde, Braga-Portugal.



Trisavô e Bisavô, quadros pintados em óleo sobre tela e que foram expostos no lançamento da edição brasileira do livro, em Salvador, a convite do primo Paulo Vianna.



Tive também o prazer de ilustrar a capa do livro de Conceição Flores, As aventuras de Teresa Margarida da Silva e Orta em terras de Brasil e Portugal, Natal, Opção Gráfica & Editora, 2006:


Capa



Recriação em desenho a partir de gravura de época, base para a Capa do livro.